Qual é o segredo do amor de milhões de leitores para o «pequeno príncipe»? Talvez o fato de o herói dele ter algo que muitos de nós são tão agudos? Os pensamentos sábios do pequeno príncipe e seu criador, Antoine de Saint-Exupery, divergiram citações e muitas vezes nos ajudam. Escolhemos cinco lições de vida, cujos benefícios são provados pela ciência psicológica.

1. A chave para a criatividade – no imediatismo das crianças

Uma vez, quando criança, o contador de histórias do livro de St. Exupery sacou um Boaver que engoliu o elefante. No entanto, todos os adultos, como um, viram nesta figura um chapéu comum. No final, o narrador joga sua paixão por desenhar – vendo uma reunião com um pequeno príncipe. Ele imediatamente entende que a figura mostra nada além de um elefante dentro da boa.

O pequeno príncipe tem muito mais imaginação. Ele pede ao narrador que desenhe um cordeiro para ele, mas rejeita um após o outro várias opções. Mas a caixa desenhada pelo narrador traz o príncipe de prazer. Porque ele próprio pode imaginar um cordeiro, que está dentro.

Lição de vida: Os adultos perdem a imprudência que os incentivaram a imaginar e criar quando ainda eram crianças. “Os adultos gostam muito de números. (…) Quando você diz aos adultos: “Eu vi uma linda casa de tijolos rosa, ele tem gerânios nas janelas e no teto de pombos”, eles não podem imaginar esta casa de forma alguma. Eles devem dizer: «Eu vi a casa por cem mil francos» e depois exclamam: «Que beleza!»

Os adultos realmente preferem números e conceitos materiais e geralmente nem tentam penetrar na essência das coisas, têm medo de deixar tudo por si só, recusar -se a criar algo novo, tornar -se menos inventivo e mais passivo.

Justificação científica: O desenvolvimento da imaginação e criatividade é bom para a saúde! Por exemplo, o estudo do musicólogo Robert Allen mostrou que os alunos pianistas experimentam menos estresse quando são improvisados ​​no palco.

2. A chave da felicidade é não se relacionar com a vida muito a sério

Durante sua viagem a diferentes planetas, o pequeno príncipe encontra o revendedor. Seu principal (e único traço) de caráter – ele é muito sério. Ele constantemente conta todas as estrelas da galáxia. E ele gosta. Afinal, ele acha que possui todas as estrelas que ele contou. No entanto, sua vida é uma solidão e rotina contínuas, pois ele não está ocupado com nada além de uma conta. Ele nem é capaz de apreciar a beleza das estrelas.

Lição de vida: A vida não deve ser levada muito a sério para apreciar a verdadeira essência das coisas.

Justificação científica: Muitos estudos confirmam: o riso do coração é o melhor meio de fortalecer a saúde mental. Em 2014, pesquisadores da Universidade da Califórnia Linda (EUA) descobriram que as pessoas que riem com mais frequência do que outras têm melhor memória e experimentam menos estresse.

3. Chave para a saúde – não se esqueça de deixar tempo para si mesmo

A lanterna é um personagem bastante engraçado, a quem o pequeno príncipe encontra no quinto planeta que ele visitou. Ele deve iluminar a cada minuto e depois extinguir imediatamente a lanterna. Cada minuto para ele é https://mundialdoqueijodobrasil.com/art/male-sexual-health-after-50-managing-erectile-dysfunction.html como o dia todo. Ele não tem tempo para descansar nem dormir.

Lição de vida: É necessário apreciar cada segundo, para usar o tempo máximo liberado para nós.

Justificação científica: Os médicos não se cansam de repetir: a falta de sono realmente tem consequências catastróficas para a saúde. Viver no mesmo ritmo que uma lanterna é especialmente perigoso. O risco de diabetes, doenças cardiovasculares, derrame, aumentos de câncer, problemas de memória são prováveis, aumentos de apetite, torna -se mais difícil manter as emoções sob controle ..

Não apenas o sono é importante. É necessário alocar tempo para si mesmo. Deve ser um relógio completamente livre do trabalho. Sem dúvida, em nosso tempo, a lanterna esperaria o esgotamento emocional. Estudos que indicam os perigos do viciado em trabalho também são numerosos. Ficar no trabalho, você corre o risco de cair na depressão e ganha um derrame.

4. A chave para o desenvolvimento é encontrar a coragem de ir para encontrar o novo

No sexto planeta, um pequeno príncipe conhece «um velho que escreve livros grossos». A princípio, o príncipe acha que conheceu o pesquisador, mas depois acontece que o único morador deste planeta é um geógrafo que nunca foi além de seu escritório.

Lição de vida: Quase todos nós tendemos a não deixar a zona de conforto. Afinal, isso é mais fácil do que correr riscos. No entanto, precisamos usar o tempo que temos e tentar fazer o maior número possível de coisas diferentes, familiarizar -se com o maior número possível de pessoas, visite o maior número de lugares.

Justificação científica: Existem muitas razões para sair da zona de conforto, e os cientistas procuram demonstrá -los. Quando experimentamos pouco estresse, quando estamos enfrentando uma tarefa difícil, trabalhamos com mais eficiência, psicólogos da Universidade de Michigan (EUA) acreditam.

5.Chave para a satisfação – você precisa escolher com seu coração

Little Prince Loves Rosa de seu planeta. À primeira vista, parece todas as rosas na terra. No entanto, sua rosa é única porque ele escolheu. Ela é a única no mundo, ele conta a raposa, já que ele passou um tempo nela porque decidiu que ela era a única. “Aqui está o meu segredo, é muito simples: apenas um coração é vigilantemente. Você não verá o olho mais importante «.

Lição de vida: O pequeno príncipe personifica a espontaneidade dos sentimentos. Ao contrário das pessoas do planeta Terra, que pensam racionalmente e vêem uma flor comum em sua rosa favorita, ele pensa instintivamente, como seu coração diz a ele. Mas a raposa tem certeza: só é assim que você pode ver a coisa mais importante.

Justificação científica: Boas notícias para aqueles que desenvolveram intuição. De acordo com o estudo do Boston College (EUA), a intuição é tão importante para a tomada de decisão quanto a análise. Em alguns casos, é ainda mais eficaz. Um funcionário de uma empresa que conhece bem seu trabalho tomará uma decisão mais correta se ele confiar no que lhe diz o instinto.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *